Make your own free website on Tripod.com

I.P.B. - 138 Anos
 
 

O mês de agosto, considerado erroneamente pelos supersticiosos com mês de azar, é dedicado às missões na Igreja Presbiteriana do Brasil. Isto não quer dizer que o mês de agosto seja o único mês do ano que devemos fazer missões. A nossa Igreja tem respirado missões todos os meses e precisa fazer isto todos os dias; porque a Igreja que estende as suas tendas para a obra missionária, será ricamente abençoada por Deus, porque essa atitude, a identificará como Igreja obediente à grande comissão ordenada por Cristo, que tem autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18-20).

Por que agosto é o mês de missões na IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil)? É o mês em que a Igreja Presbiteriana nasceu em território brasileiro. E nasceu como? Como fruto da obra missionária. Foi a 12 de agosto de 1859, que o missionário americano Ashbel Green Simonton (lê-se Saimonton) chegou ao Brasil, trazendo a mensagem do Evangelho aos nossos patrícios, e Deus abençoou a semeadura santa. O Espírito Santo agiu e as almas renderam-se aos pés de Cristo como Senhor e Salvador, e a Sua Igreja floresceu, cresceu e amadureceu e está produzindo frutos até hoje.

O Presbiterianismo surgiu paralelamente ao movimento reformado iniciado por Lutero, na Suíça por Zwínglio, mas não foi muito longe, porque morreu prematuramente numa batalha. Contudo, ele é considerado o pai do protestantismo reformado (o presbiterianismo). João Calvino, o teólogo francês, bem mais jovem que Lutero e Zwínglio foi o responsável pela sistematização doutrinária do protestantismo. Na França, os protestantes reformados eram chamados Huguenotes; na Inglaterra Puritanos; na Suíça e Países Baixos simplesmente Reformados, e na Escócia Presbiterianos. O presbiterianismo foi levado da Escócia para a Inglaterra, e de lá para os Estados Unidos da América e dos Estados Unidos veio ao Brasil.

Neste 12 de agosto a Igreja Presbiteriana do Brasil e Igreja Presbiteriana Independente do Brasil estarão comemorando em conjunto, os seus 138 anos de Implantação no Brasil. Estaremos também como Igreja local unindo-nos a esta data tão importante da nossa Igreja, que determinou o ponto de partida para o evangelismo no Brasil.

A melhor maneira de você tornar a sua igreja forte e abençoadora, é colocar-se nas mãos de Deus, tornando-se um membro ativo e participante da sua vida comunitária.

PASTOR DA IGREJA