Make your own free website on Tripod.com

Não Furtarás
 
 

O tema da nossa Igreja neste mês está fundamentado no oitavo mandamento: "Não Furtarás", nos levando ao tema: "Maturidade Espiritual Quanto a Aquisição, Aplicação e Administração de Bens".

Esta proibição visava originalmente preservar a comunhão entre os membros da comunidade da aliança. Qualquer pecado relacionado com o furto e o roubo colocava em risco a paz e a tranqüilidade de Israel. O pecado de Acã registrado em nosso livro bíblico deste mês (Josué), mostra o desastre comunitário que a atitude de Acã provocou em todo o Israel, logo no início da conquista da terra de Canaã. Por isso o castigo foi duro! (Josué 7.20-60).

Originalmente, a proibição visava também, evitar o rapto de pessoas com o propósito de escravidão, muito comum naqueles dias. Um exemplo bem conhecido é o de José do Egito, que foi raptado pelos próprios irmãos e vendido como escravo, o qual foi levado para o Egito, e lá certamente foi vendido novamente pelos mercadores midianitas com lucro (Gênesis 37.25-28). Por isso, a regulamentação desta lei vem em detalhes (Êxodo 22.1-15).

Entretanto não temos nenhuma dúvida, que ao oitavo mandamento estão incluídos diversos crimes e pecados relacionados com pessoas e bens materiais, que segundo os símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil são praticados hoje, e colocam em risco a vida comunitária em nossos dias também. Quanto a isso, tanto família, Igreja e sociedade em geral devem estar atentas!

A luta pelo sustento da vida, por mais conforto, incentivada por uma sociedade altamente consumista e terrivelmente injusta na sua distribuição de riquezas, tem aguçado grandemente a prática deste pecado tão prejudicial à toda sociedade e à própria pessoa que o pratica.

Mas nada mesmo, justifica a prática deste pecado. Devemos sim, todos, amadurecermos nesta área, educando-nos desde cedo a nos alegrarmos com o que temos, e trabalharmos muito, e honestamente para adquirir bens, aplicá-los de maneira que venham honrar a Deus e servir o próximo!

PASTOR DA IGREJA