Make your own free website on Tripod.com

PASTORAL

ENTUSIASMO 

Onde está o seu entusiasmo? "Sê forte e mui corajoso", disse Deus a Josué, três vezes (Js 1:6, 7, 9) "Tende bom ânimo" disse Jesus aos discípulos (Jo 16:33). A vida não é só feita de doçura, leveza e paz: dela fazem parte a dor, as amarguras, frustrações e decepções. É apesar desta realidade, que Deus nos motiva, anima e diz: "Vai em frente!” Isto é, estes textos afirmam que a existência não precisa ser insípida, rotineira, fria, naquela eterna mesmice. Deus nos quer alertas, cheios de vitalidade, de boa vontade e alegria, e com a cabeça erguida; com uma atitude que se renova a cada dia, como o nascer do sol, de modo que sejamos pessoas melhores, cada vez mais; mais amáveis, dóceis e frutíferas. Se formos, seremos pessoas mais qualificadas não só para Cristo Jesus, mas também uns para os outros, mais preparados para servir e amar, neste mundo de conflitos, desgostos e lutas.

Há pessoas boas, simpáticas, cristãs, mas apáticas, paradas, sem um pingo de criatividade e entusiasmo: só vêem o negativo, só puxam pra traz. Pergunto: O que conseguirão na vida, se continuarem assim? Veja o rosto das pessoas, e observe: Quantas estão vivendo com entusiasmo, andando rápido, bem e tendo gozo? É fácil ver gente ansiosa, deprimida, infeliz e sem esperança. Não são muitos os que estão animados com a vida e com o futuro. Vamos então orar para que Deus nos motive, nos dê um toque, nos revitalize e nos vivifique. Com gente assim, o carro anda bem.

Temos que saber que o entusiasmo faz muita diferença: ele marca o sucesso ou a derrota. É com ele que lutamos, conquistamos e realizamos. Mas com abatimento, depressão, comodismo e rebeldia, o que nos será dado? Não há conquista sem luta, nem coroa sem cruz, nem vida espiritual sem dedicação e nem paz sem perdão. Tenhamos irmãos, vigor espiritual, gosto por Deus, apreciação pela igreja e desejo profundo pela Bíblia! Sejamos desenvolvidos com Deus, ore por um poder motivador no coração, não fique de braços cruzados, ombros decaídos e rosto trancado! Seja otimista, enérgico, anime-se, tenha esperança de ser melhor e de fazer algo melhor: apareça diante de Deus, não se intimide, “dê um jeito logo!” “Desperta tu que dormes, levanta dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Efésios 5:14).

Tenha fé, busque ajuda de Deus, resolva suas amarguras, vença as barreiras, quebre as correntes que te amarram. Josué só poderia assumir o povo se fosse motivado: os discípulos de Jesus só avançariam com o Evangelho se tivessem coragem e boa vontade, e eles foram longe. Que vigor precioso tiveram! Mas, e você, o que tem feito e para onde vai? Quais frutos apresentará a Deus nestes 39 anos da Igreja Presbiteriana de Bom Jardim? É dizimista? Tem dado bom testemunho? Tem evangelizado? Participa das sociedades? Dos cultos semanais? Qual nota você recebe por seu entusiasmo espiritual? Faça para receber um dez!!!

O Evangelho carece de força cristã, gente com sentimento na alma, que colabora, que se lança de “mãos no arado”, gente que “gosta de Deus” pois, diante d’Ele, temos de estar, com ânimo e prontidão, sempre olhando pra frente, pensando positivo e não retorcidos, não com dura cerviz e não corcundas, não reclamando e murmurando: Não quero estar entre os que impedem e atrapalham, mas entre aqueles que ajudam, constroem e são abençoados.

Rev. Heber de Sousa Valente.